Mundo Guia

Roma Histórica: Explorando as Ruínas e Monumentos Antigos

Sumário

Se você não sabe o que fazer em Roma, aproveite essas dicas para explorar as ruinas e os monumentos antigos da cidade.

Coliseu, Fórum Romano e Palatino

Explorando o Coliseu

Localizado no centro de Roma, o Coliseu é um dos ícones mais reconhecíveis do mundo, construído no século I d.C. O maior anfiteatro já construído, era palco de combates de gladiadores, espetáculos de animais selvagens e outras formas de entretenimento para a multidão romana.

Foto do Coliseu em Roma. Construção em ruina marrom.

Garanta a sua visita comprando os bilhetes de entrada com antecedência.

Passeando pelo Fórum Romano

Ao lado do Coliseu, você encontra o Fórum Romano, considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. O Fórum Romano era o centro da vida política, religiosa e comercial da antiga Roma. Era um lugar movimentado, onde se realizavam discursos públicos, eleições, julgamentos, cerimônias religiosas e mercados. Não deixe de ver o Templo de Saturno, a Casa das Virgens Vestais e o Arco de Tito.

Forum romano. Ruinas com colunas brancas durante o dia.

Palatino

Uma das sete colinas de Roma, e considerado o local de fundação da cidade. O Monte Palatino é um sítio arqueológico, onde você pode explorar as ruínas de palácios, templos e casas de importantes figuras romanas.

Segundo a mitologia romana, foi em Palatino, na caverna Lupercal, onde a loba amamentou Rômulo e Remo, e onde Fáustulo encontrou os gêmeos. Segundo a lenda, os irmãos voltam para Paladino para fundarem uma nova cidade, porém Rômulo assassina seu irmão, funda a cidade de Roma, tornando-se o primeiro rei da cidade.

Visite o Estádio de Domiciano, a casa de Lívia e a casa de Augusto, o templo de Apolo, o Domus Flávia e o museu Palatino.

Você também pode comprar um único ingresso para visitar Palatino, o Coliseu e o Fórum Romano.

Palatino, Roma. Foto de um gramado verde com ruinas antigas.

Dicas

O Coliseu, o Fórum Romano e Palatino são imperdíveis quando se trata do que fazer em Roma. Para aproveitar ao máximo sua visita, recomendamos reservar seus ingressos com antecedência. É aconselhável também contratar um guia turístico. Não se esqueça de usar calçados confortáveis e levar água, protetor solar e chapéu, especialmente no verão.

Arco de Constantino

Arco de Constantino

Construído em 315 d.C., foi erguido para comemorar a vitória do imperador Constantino I na Batalha da Ponte Mílvia. Ele representa um marco importante na história de Roma e é uma das estruturas mais bem preservadas da época.

Com cerca de 21 metros de altura, o Arco de Constantino é uma obra-prima de arquitetura romana. Uma das características mais fascinantes são os relevos esculpidos, que retratam cenas da batalha e vitória de Constantino I.

Foto do Arco de Constantino. Arco de concreto cinza durante o dia.

Dicas

O Arco de Constantino está localizado na Piazza del Colosseo, próximo ao Coliseu. Recomendamos adicionar essa visita no mesmo dia que for visitar Palatino, o Coliseu e o Fórum Romano.

Panteão de Roma

O Panteão de Roma, também conhecido como templo de todos os Deuses, é uma das construções mais bem preservadas da Roma Antiga. Encomendado por volta de 27 a.C, durante o reinado do imperador Augusto. Foi reconstruído por volta de 126 d.C pelo imperador Adriano, depois de um grande incêndio que aconteceu em 80 d.C.

O Panteão é um dos monumentos mais visitados de Roma e um dos edifícios mais importantes da história da arquitetura.

Foto Panteão de Roma. Praça com pessoas caminhando e edificio de concreto marrom com colunas.

Curiosidades

O óculo na cúpula do Panteão é a maior cúpula de concreto não armado do mundo e uma fonte de luz natural para o interior do templo.

O piso do Panteão é ligeiramente inclinado e foi projetado para facilitar o escoamento da água da chuva, o que demonstra a engenhosidade dos antigos romanos.

Além de sua função religiosa, o Panteão também foi utilizado como local de sepultamento de importantes figuras da história italiana, como o pintor Rafael e o rei Vittorio Emanuele II.

Compre suas entradas com antecedência.

Catacumbas de Roma

As catacumbas de Roma são uma rede de túneis subterrâneos onde as comunidades cristãs e judaicas de Roma enterravam seus mortos, sendo as catacumbas cristãs as mais numerosas. Ao longo dos séculos, as catacumbas se expandiram, formando uma vasta rede de túneis e câmaras em vários níveis. As paredes eram decoradas com afrescos, inscrições e símbolos cristãos.

Com o fim das perseguições, o uso das catacumbas como local de sepultamento diminuiu. As catacumbas foram gradualmente esquecidas e caíram em ruínas. No século XVI, as catacumbas foram redescobertas e se tornaram um importante local de estudo da história e da arte cristã primitiva.

As catacumbas mais famosas incluem as de São Sebastião, São Calixto e Catacumbas de Domitila, cada uma delas com sua própria história.

Dicas

Você só pode visitar as catacumbas com um guia. Procure um profissional especializado para aproveitar ao máximo a sua visita. Também é importante vestir-se adequadamente pois os túneis são úmidos e frios.

Opções de excursões e passeios pelas Catacumbas.

Lembrando que essas são apenas algumas dicas do que fazer em Roma para conhecer mais sobre a historia dessa cidade. Além das ruinas, reserve um tempo para visitar outros pontos turísticos como a Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano, a Fontana di Trevi e a Capela Sistina.


Artigos Relacionados